albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 13/10/2012 - 14:34h
Eu, vocês já sabem. a vários anos, eu testava todas as distros que achava, e tinha tempo para isso.
Depois de testar vários tipos, inclusive Debian, Slackware, Arch e Ubuntu, descobrí que tinha predileção pelas RPMs, eu usava Mandriva. Ainda uso Mandriva, e agora uso as vêzes openSUSE e Mageia (tenho boot multiplo)
aí descobri o Sabayon e descobri não só meu linux favorito, como minha arquitetura linux favorita, Gentoo. O Sabayon me poz curioso de testar Gentoo. Agora uso de vez em quando Gentoo e Funtoo,mas o Sabayon continua sendo a minha distro favorita e de trabalho, fazem seis anos.
Porque? Porque é bonito, aceita muitos pacotes (gosto de testar pacotes) aceita múltiplos ambientes gráficos (gosto de quase todos e gosto de variar.
Outros motivos: ele é rápido, mesmo com muita coisa instalada e o fato de ter dois gerenciadores de pacotes, um de compilação e outro binário e semi-binário, o torna uma Distro diferente.
Também gosto porque ele é Rolling Release, está sempre atualizando, e como é de compilação, pode ficar estável ou instável, pequeno ou grande, enxuto ou carregado.
Eu acho Sabayon um Linux diferente e mais personalizável que as outras distros.ele é "pluralista", aceita muita coisa, sem perder compatibilidade. Explico.
Sabem pq o sabayon vem em multiplos tipos de DVDs? tipo existe desde o Server simples, Core com Fluxbox, MATE, GNOME3, XFCE, LXDE, E17, KDE etc... ? Sabem pq ele é assim e contnua sendo Sabayon? ex. Para usar KDE em Ubuntu, normalmente se pega o Kubuntu, o Kubuntu é porém outro DVD... Outro linux, uma variante de Ubuntu..
Isso não acontece em Sabayon, o time consegue fazer 500 ISOs diferentes, pq? Pq ele é todo compatível, modular, a partir do Core se pode fazer qualquer Sabayon com qualquer ambiente gráfico e até com vários.
Ex, eu posso pegar meu Sabayon GNOME3 e instalar MATE nele que não vai conflitar, vou ter MATE e GNOME3.
Isso pq como a arquitetura Gentoo é modular (Metadistribuição) , eu posso colocar qualquer coisa nele em pouco tempo, porisso que o time sabayon, que só tem 5 pessoas, consegue lançar aquele monte de ISOs Daily, as vezes até semanalmente.
Esses principalmente são os motivos para eu gostar tanto de Sabayon, para mim é o Linux favorito.
Quando ao termo melhor Linux, acho que não concordo. Não há melhor linux, há o que você gosta mais, Usar o termo melhor fica que meio pejorativo, tipo os outros são ruins, mas não são,cada um gosta de um linux e de um tipo de linux, e isso é a coisa mais bonita do mundo linux, vc tem escolha.
Porisso sou contra a uniformização do padrão e esforços concentrados numa distro unica... Se fica somente o Debian, como ficam os users, desenvolvedores, das outras distros? Se só ficar o Debian, como ficam quem escreveu código para Slackware, para Portage (Gentoo, Sabayon)? Como vão fazer os usuarios de Mageia sem os pacotes RPM?
Linux tem para todos os gostos, e é bom que seja assim...